Sábio, é o que não se ilude
com seus conhecimentos,
mas os compartilham!

9.27.2008

Relato de uma experiência



Por:Silvia Lessa(Psicóloga)
A convite de uma escola PARTICULAR (classe média alta)no Estado do Rio de Janeiro,fui palestrar para adolescentes,a princípio sobre sexo,um tema ainda envolvido por tabus.
Destaco a palavra PARTICULAR,pois cremos que as escolas públicas são as únicas a apresentar problemas graves,de comportamento,devido sua população de baixa renda ,mero engano,pois nesta escola ,descrita acima,os problemas eram os mesmos:
1-baixa estima
2-agressividade
3-roubos
4-alcool
e outras demandas,pois bem,percebendo todo este processo,percebi que o tema sobre sexo,não era um tema ideal,naquele momento e me propos a exemplicar com dinâmicas ,momentos reflexivos ,onde eles ,os adolescentes ,poderiam tirar suas próprias conclusões de seus atos e porque não, de si mesmo.
Quando trabalho com grupos fechados,é simples ,entrar neste universo e perceber o que esta por detrás da demanda.
Sobre o tema pedido,pela escola,SEXO NA ADOLESCÊNCIA,que é uma curiosidade de todos deste grupo de jovens,não era coerente de minha parte tratar naquele momento,tendo em vista ,que o comportamento ,as atitudes,me deixavam sem a menor condição de palestrar.
Primeira reflexão...
Foi assim que iniciei o trabalho,dizendo que voltaria em breve para falarmos de sexo na adolescência ,mas que naquele momento ,eu estaria ali,para criar dúvidas e obter respostas e assim foram ,dois tempos de 45 min.
Questionamentos,resposta duras,brincadeiras e uma grande integração.
Era esta minha proposta,eu chegava ao que me propos...

Não sei, quais foram os resultados,obtidos deste encontro,mas hoje,a escola construiu uma rádio ,onde estes adolescentes,são os responsáveis diretos pela sua programação integral e segundo a direção escolar ,estes rebeldes adolescentes, se trasformaram em pessoas carinhosas e receptivas.

EU...
Acredito no potencial do adolescente.
Acredito no adolescente.
Nas suas transformações,na possibilidade do diferente e no poder de criação destes seres,como um TODO.
Meu objetivo não é e nunca foi,levar resultados e definições,pelo contrário,mas sim ,retirar do outro,motivar no outro ,o que há de melhor.
Não sei dar respostas,apenas as buscos!